26 julho 2013

Origem da Tinta de Cabelo

Olá meninas! Bom hoje na série Doubot a Girl, venho contar a vocês a história das tão usadas tintas de cabelo. Onde foi sua origem? Qual sua primeira utilidade? Qual a primeira Marca? Descubra agora! Leiam é muito interessante!

      No Antigo Egito a prática de mudar a cor do cabelo era muito comum.As razões eram muitas: guerra, religião e até mesmo o padrão de beleza da época. Os materiais utilizados eram tanto de origem vegetal, como a hena e a camomila, até compostos metálicos, como óxidos. Os egípcios foram os primeiros a cultivar a beleza de uma forma extravagante,usando também cosméticos, como parte de seus hábitos de embelezamento pessoal, e em cerimônias religiosas na preparação do falecido para o sepultamento. Registros antigos mostram que a matéria corante foi feita a partir de bagas, a casca de árvores, minerais, insetos, frutos secos, ervas, folhas e outros materiais que foram usados ​​sobre a pele, cabelo e unhas.

      Apesar de pintar os olhos foi o mais popular de todos os cosméticos, henna (um corante extraído das folhas de um arbusto ornamental) foi usado para dar um tom avermelhado ao cabelo que ainda é usado até hoje. O primeiro uso registrado de henna como um agente de coloração foi em 1500 aC As escavações de tumbas egípcias também revelaram pentes, escovas, espelhos e lâminas de cobre temperado e bronze. Cabeleireiro era uma arte para os egípcios que gostava de usar elaborados penteados e cosméticos, bem como perucas.

      Os serviços de cabeleireiro foram introduzidos em Roma por volta de 300 aC. Mulheres utilizavam tinturas coloridas para indicar a sua classe social. Nobres tingiam o cabelo de vermelho, mulheres de classe média de cor os cabelos de louro, e as mulheres pobres de cor preto.

      Em 1908 foi inventada a primeira coloração capilar, os ocidentais usam o artificio para esconder os fios brancos e mostrar menos idade.

      No final do século XIX, com a descoberta de compostos orgânicos utilizados na indústria têxtil, a pesquisa foi estendida a materiais para utilizar na tintura do cabelo.

      A primeira tentativa bem-sucedida de desenvolver uma tinta que pudesse ser usada com segurança para colorir os cabelos foi realizada em 1909 pelo químico francês Eugène Schueller. Baseando sua fórmula num novo componente químico, a paraphenylenediamine, ele fundou a Fábrica de Tinturas para Cabelos Inofensiva. Um ano depois, Schueller escolheu um nome mais glamoroso para sua empresa:L’Oréal .Sua tintura mais famosa, Imedia, apareceu em 1927.

      Atualmente, meninas e meninos na faixa dos 14 aos 16 anos usam tintura como mais um elemento da moda. Introduzida a idéia de cores berrantes pelos punks, as cabeças que vivem a puberdade trazem cores arrojadas: tons de roxo, azul, vermelho, rosa pink e amarelo.

Bom meninas essa foi a história das tintas de cabelo. Eu particularmente nunca pintei meu cabelo e por enquanto nem pretendo, mas acho lindo quem tem coragem. E ai você já pintou seu cabelo alguma vez? Como foi? Se arrependeu? Conte uma história sua aqui pra mim, vou amar ler. Beeijos!

4 comentários:

  1. ADOREI CONHECER SEU BLOG...
    JÁ ESTOU TE SEGUINDO.
    http://ateliersivieria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia por alto a história, mas não tão bem explicada :3

    beijinhos, Jude.
    http://a-partir-dos-dezoito.blogspot.com
    www.facebook.com/apartirdosdezoito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da explicação kkk Bjuu

      Excluir